Qual é a gordura ideal para cozinhar?
Na hora de cozinhar, essa dúvida é bastante recorrente, afinal é possível realizar frituras e grelhados sem comprometer a saúde, desde que utilizadas da maneira correta e sem excessos.
O ideal é usar o azeite de oliva extra virgem, pois é uma gordura monoinsaturada rica em ômega 9, e o mesmo já possui seus próprios antioxidantes como: hidroxitirosol, tirosol, entre outros. Quanto mais antioxidantes, mais resistentes à oxidação ocasionada pela temperatura, tornando-se mais estável durante o processo de preparação e auxiliando na manutenção dos nutrientes dos alimentos.
Além disso, adicionar ervas no processo de cozimento como: alecrim, tomilho, manjerona, orégano, aumenta a concentração de antioxidantes e reduz ainda mais o processo de oxidação da gordura do azeite e dos alimentos que estão sendo cozidos, mantendo assim uma maior quantidade dos nutrientes.
Destas ervas , o alecrim é a mais estudada por ser extremamente antioxidante quando adicionado no processo de cozimento,ele doa seus compostos fenólicos para a preparação e assim reduz ainda mais esse processo de oxidação além de aromatizar e saborizar a preparação.
Ainda que seja fritura, a dica é realizar a sua própria fritura em casa, assim ela será menos maléfica para a sua saúde. É importante ressaltar o uso de fogo baixo para não deixar formar fumaça.
Se você optar por fazer uma fritura de imersão, ainda sim é melhor utilizar o azeite de oliva extra virgem com folhas de alecrim ou dente de alho. Dessa maneira, sim, é possível adicionar a fritura na sua alimentação esporadicamente, desde que você tenha outros alimentos para equilibrar sua alimentação de acordo com a sua quantidade de calorias necessárias por dia.
A moderação e preparação adequada dos alimentos faz todas a diferença.
Rua Padre Chagas, 185- Sala 705
Moinhos de Vento - Porto Alegre/RS
(51) 3276-1962 / (51) 9 9323-0301
Entre em Contato